terça-feira, 3 de junho de 2008

Ensaio sobre a Porreirologia

A propósito de umas eleições para as Comissão da Carteira dos Jornalistas, Helena Matos ensaia sobre a porreirologia, um fenómeno com já vastas tradições em Portugal.

“Num país que foge do debate ideológico como o diabo da cruz, a "porreirologia" é uma espécie de sociologia informal baseada na existência dos "tipos porreiros". O que é um porreiro? Grosso modo o gajo ou tipo porreiro é uma espécie de íntimo, não tanto por se partilhar com ele grande coisa mas sobretudo porque está implícito que um gajo porreiro não incomoda aqueles com quem partilha esse estatuto.”

“Os gajos porreiros podem fazer coisas que são interditas aos outros porque está implícito que as fazem naturalmente de forma porreira. Ou seja, despindo-as das suas consequências e aligeirando-as naquilo que têm de questionável. Afinal, ensina a "porreirologia" que os gajos porreiros só podem fazer coisas porreiras, logo um tipo que seja porreiro não faz de desmancha-prazeres, estragando os objectivos certamente porreiros dos outros tipos, porreiros como ele mesmo.”

Sem comentários: