quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O Bibismo

Com o julgamento Casa Pia a entrar nas alegações finais, o pobre diabo do Bibi parece ser o único que será efectivamente condenado. O Bibismo é uma tradição comum da justiça portuguesa. Arranja-se um desgraçado que arca com as culpas todas e os restantes suspeitos acabam por ser todos ilibados, prosseguindo então as suas vidinhas.
.
Querem exemplos? Ora vejamos o caso do futebol português. As suspeitas de corrupção amontoam-se. Todos escapam, à excepção do “pobre diabo” do Vale e Azevedo. É o nosso bibi do futebol. É o único que já esteve preso e que continua com a justiça à perna.

Vejamos o caso do BPN. Por este andar, o único condenado deverá ser Oliveira e Costa, o verdadeiro bibi de toda esta polémica. Os restantes, estão demasiado próximos de Belém para serem acusados de pedofilia financeira.

Vejamos ainda o caso das autarquias locais. O único autarca com probabilidades de ser condenado é o Carmona. Os restantes que por aí andam (entre Valentins, Fatinhas Felgueiras, Adelinos e Isaltinos), todos prosseguirão as suas vidinhas. O Carmona, “coitado”, é o Bibi das autarquias deste país.
.
Como vêem, o Bibismo dá muito jeito. Arranja-se um bode expiatório, condena-se um "desgraçado" e o povo fica feliz porque precisa sempre de alguém a quem possa atirar todas as pedras que foi acumulando ao longo da vida. Bibismo, uma criação genuinamente portuguesa!

Sem comentários: