sexta-feira, 30 de maio de 2008

Gasolina a 3 euros o litro!


Chegaremos a 30 de Maio de 2010 ainda a pensar como a gasolina era barata há apenas dois anos atrás, estava a quase metade do preço!

Belos tempos esses de 2008. Toda a gente se queixava. Culpavam o governo pelos impostos, culpavam as petrolíferas pelos lucros, culpavam a OPEP por restringir a produção e culpavam os restantes por continuarem a usar transporte pessoal!

Estará a situação assim tão mal em 2010?
Provavelmente sim!

Claro que haverá algumas vantagens:
  • Já deverão ter aparecido algumas alternativas aos combustíveis fosseis. Dois anos com a gasolina cara assim o obrigam.
  • Os carros serão bem mais eficientes, os motores híbridos deverão ter dominado o mercado, 2,5L/100Km é a minha aposta.
  • Os transportes públicos estarão certamente melhores, não existirá sempre lugar sentado mas existirão mais rotas com menores intervalos e alternativas concorrentes para os mesmos percursos.

E em 2030?
  • Bem por esta altura já nos teremos resignado à ideia que o petróleo acabou. A adaptação custou um bocado mas já nem nos lembramos de como andávamos todos em máquinas ruidosas e poluidoras, agora são poucos os que ainda usam essas preciosidades.
  • O médio Oriente certamente estará mais calmo. Retirando a existência de petróleo à região ficamos apenas com mais uma grande área árida com múltiplos problemas de desenvolvimento.
  • Nunca mais vamos ter de gramar um Hugo Chavez, um George Bush ou um Mahmoud Ahmadinejad, os novos players mundiais são aqueles que mais rapidamente se adaptarem às novas fontes de energia. Como todos sabemos, Portugal não será um deles.
  • Afinal o aquecimento global resolveu-se sozinho!

Bem voltando a 2008. Tenho de ir atestar o carro hoje! Segundo informação fiável que recebi pelo email se eu boicotar algumas gasolineiras nos dias 1, 2 e 3 ( e apenas nestes dias) o preço da gasolina vai descer e a paz voltará ao mundo. Não percebi muito bem como, mas as 23 pessoas que me enviaram os mesmo email não podem estar todas enganadas, pois não?

Sem comentários: